Nossos alunos do 3° ano do curso normal (formação de professores) viram que uma das competências que deve ser desenvolvida pelos alunos ao longo do ensino básico é aprender a organizar formalmente espaços bidimensionais e tridimensionais.
Viram que o relevo é uma das maneiras que podemos trabalhar com crianças para que elas comecem a criar a consciência da transição entre o que é plano (bidimensional) e o que tem volume (tridimensional).
O trabalho com relevo, por exemplo, empilhamento de pedaços de papel, permite que a criança construa pouco a pouco a noção de tridimensionalidade.
Nossos alunos começaram a botar a mão na massa, quer dizer, no papel e trabalharam modificando superfícies através dos seguintes procedimentos:
- Montagem: consiste em ajustar um plano a outro através da transposição dos mesmos.
- Dobradura (Origami): modificação da superfície através de dobras no plano.
- Planos seriados: planos de diferentes tamanhos fixados em uma base constituindo uma forma tridimensional.
Montagem e Planos seriados
Lembram das pastas amarelas antigas (nossas pastas com diários) que estavam ocupando a sala de coordenação do nosso colégio?
Viraram peças (planos) para a realização do trabalho utilizando a técnica da Montagem.
E para ilustrar utilizamos os desenhos surrealistas do grande mestre espanhol Juan Miró.
Por que?
Porque seus desenhos desta fase são bem coloridos e seus traços espontâneos causam envolvimento mágico em todos, principalmente crianças.
Vejam alguns dos trabalhos:
Vitória Cristina 1002cn, Amei todos os trabalhos também são muito criativos, uma coisa em comum nesse trabalho amo fazer origamis faço origami de borboleta eu gostaria de aprender aprender mais pois sempre é bom aprender algo legal e que você gosta!!!
ResponderExcluirMARIA EDUARDA NUNES DOS SANTOS.1001
ResponderExcluirSem duvidas origami em papel é a coisa mais linda que ja vi na minha vida, queria muito ter esse dom de saber fazer. amei o jeito que brincaram com as cores nos origamis, todos os trabalhos são lindos!