Estréia do 9° ano em nosso blog Arte da Manhã
O termo vanguarda significa aquilo que está à frente, logo, vanguardistas são artistas que buscam inovar a arte e fazê-la avançar no tempo, ou mesmo adequá-la às mudanças de seu tempo.
Como exemplo temos o Movimento Antropofágo e toda a Semana de Arte Moderna de 1922, que foi uma reação de jovens artistas ao academicismo brasileiro.
Nossos alunos tiveram contato com o Cubismo, Futurismo e o Expressionismo.
Vamos ver o que foi produzido?
Cubismo
Nossos alunos experimentaram trabalhar no site picassohead.com e produziram obras muito interessantes.
Vamos dar uma olhadinha:
Expressionismo
Movimento artístico que teve seu auge no final do século XIX e início do século XX.
Sem preocupação com a beleza ou com os padrões procura mostrar as impressões, denuncia, não raro, as mazelas sociais, tem uma extensão dramática e às vezes subjetiva.
O período em que se desenvolveu esse movimento artísticos foi muito conturbado. Cenário da primeira guerra mundial, da revolução russa, do período entre guerras. Todos esses eventos propiciaram um clima com características únicas e férteis para tal movimento.
Edvard Munch, pintor de "O Grito" foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha.
Com base nestas e em outras informações sobre o Expressionismo foi pedido que cada aluno, a partir do personagem central do quadro, criasse uma releitura do mesmo abordando denúncias sociais a partir de reportagem e matérias de jornais e revistas.
Vamos conferir o resultado?
Semana de Arte Moderna - 90 anos

Releitura da obra de arte O Grito
Os alunos também puderam conhecer o movimento Expressionista, o qual faz parte a obra de arte em questão, e aprenderam que o Expressionismo não apresentava preocupação com a beleza ou com os padrões procura mostrar as impressões, denuncia, não raro, as mazelas sociais, tem uma extensão dramática e às vezes subjetiva.
O período em que se desenvolveu esse movimento artístico foi muito conturbado. Cenário da primeira guerra mundial, da revolução russa, do período entre guerras. Todos esses eventos propiciaram um clima com características únicas e férteis para tal movimento.
Vamos ver a criatividade deles representando uma denúncia social através da releitura proposta?
Releituras:
Folclore
Cada grupo ficou com uma região do país e pesquisaram as características principais de cada uma para comporem as suas "Mona Lisas".
Para registrarem este momento foi utilizado a fotografia.
Vamos ver alguns dos trabalhos produzidos?
Abaixo temos a Mona Lisa da região Centro-Oeste e duas da região Nordeste:
Chegamos em 2012

Esculturas - 3° bimestre de 2011

Esculturas apresentando como base uma caixinha em origami e estrutura com arame e papel
O que rolou no 2° bimestre de 2011
Ao saber que os alunos da turma 4002 CN estavam programando uma festa junina para os alunos do turno da tarde de nosso colégio, procurei rapidamente unir o útil ao agradável para as aulas de Arte com esta turma.
Apresentando-lhes a série de obras “Bandeirinhas” e a história de seu autor, Alfredo Volpi, propus que toda a programação visual da festa fosse inspirada neste trabalho do artista.
Ficou curioso? Então conheça um pouquinho do artista e o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos. Espero que gostem.
Alfredo Volpi
Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 1896.
Foi um autodidata. Sua evolução foi natural, tendo chegado à abstração por caminhos próprios, trabalhando e dedicando-se a essa descoberta. Nunca acreditou em inspiração.
Nos anos 50, as bandeirinhas das festas juninas, de Mogi das Cruzes, integraram-se às suas fachadas. Posteriormente, destacou-as do seu contexto original. A partir da década de 60, suas pinturas são jogos formais: todos os temas são deixados de lado e as bandeirinhas passaram a ser signos, formas geométricas compondo ritmos coloridos e iluminados.
Volpi morreu aos 92 anos, em 1988, em São Paulo.
Algumas obras do artista: