E chegou o dia do índio em 2018!

Sempre procurando trabalhar os conceitos de plano e volume, figuras geométricas, simetria e etc.
O exemplo de atividade a seguir foi realizada com materiais simples: folha de papel, lápis e canetinha para colorir e cola.
E de repente vimos surgir do plano (bidimensional) um tribo inteira com os mais variados grafismos indígenas estampados.

Vamos conferir?




Trabalhos 2018!

Começando com o 3º ano CN

Nossos alunos do 3° ano do curso normal (formação de professores) viram que uma das competências que deve ser desenvolvida pelos alunos ao longo do ensino básico é aprender a organizar formalmente espaços bidimensionais e tridimensionais.

Viram que o relevo é uma das maneiras que podemos trabalhar com crianças para que elas comecem a criar a consciência da transição entre o que é plano (bidimensional)  e o que tem volume (tridimensional).

O trabalho com relevo, por exemplo, empilhamento de pedaços de papel, permite que a criança construa pouco a pouco a noção de tridimensionalidade.
Nossos alunos começaram a botar a mão na massa, quer dizer, no papel e trabalharam modificando superfícies através dos seguintes procedimentos:

- Montagem: consiste em ajustar um plano a outro através da transposição dos mesmos.

- Dobradura (Origami): modificação da superfície através de dobras no plano.

- Planos seriados: planos de diferentes tamanhos fixados em uma base constituindo uma forma tridimensional.


Montagem e Planos seriados
Lembram das pastas amarelas antigas (nossas pastas com diários) que estavam ocupando a sala de coordenação do nosso colégio?
Viraram peças (planos) para a realização do trabalho utilizando a técnica da Montagem.
E para ilustrar utilizamos os desenhos surrealistas do grande mestre espanhol Juan Miró.
Por que?
Porque seus desenhos desta fase são bem coloridos e seus traços espontâneos causam envolvimento mágico em todos, principalmente crianças.

Vejam alguns dos trabalhos: