Semana da Consciência Negra

Neste bimestre foi proposto que nossos alunos entrassem em contato com o universo da arte africana e percebessem a sua influência, não só no Brasil como em outros países, através da criação de objetos culturais baseando-se na sua forma e estética e nos simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, tendo em vista a expressão da sensibilidade e a preocupação que o povo africano tem com os valores étnicos, morais e religiosos.
O projeto desenvolvido com as turmas do curso normal e com uma turma de formação geral, através da simbologia adinkra e da geometria ndebele, pretendeu explorar a influência do grande continente na decoração e na moda brasileira.

Ao longo dos anos, a referência da África influenciou diferentes artistas, além, claro, de inúmeros estilistas como Marc Jacobs, Louis Vuitton, Givenchy e Prada.

Também podemos observar, mais recentemente, alguns estilistas brasileiros como Walter Rodrigues, por exemplo, e a grife Salinas, utilizarem a infinidade de cores e de estampas africanas em coleções apresentadas na Fashion Rio Verão 2011.
Então, partimos para os nossos trabalhos:

Planejamento / Desenvolvimento:

2° ano - formação geral: Geometria Ndebele

Observar as características de simetria, proporção e bordas retas das decorações Ndebele que são feitas sem a ajuda de réguas e esquadros e onde as mulheres são as responsáveis pela pintura dos padrões coloridos e intricados nas paredes de suas casas e em objetos de artesanato.

Culminância: Pintura em suporte bidimensional de um vaso decorado com os padrões e a geometria Ndebele.

1° ano - formação de professores: simbologia Adinkra

Entrar em contato como universo de símbolos adinkra, compreendendo seu sistema de valores humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação, entre outros.

Culminância: Criar uma mensagem através da escolha de três símbolos adinkra e decorar esteira de palha, respeitando cores e proporções e diagramação da composição.

2° ano - formação de professores: simbologia Adinkra

Entrar em contato como universo de símbolos adinkra, compreendendo seu sistema de valores humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação, entre outros.

Culminância: Confecção de um pano, (conhecido em Moçambique por Capulana) que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, fazendo as vezes de saia, podendo ainda cobrir o tronco e a cabeça, pintando-o com pelo menos dois símbolos adinkra e com combinações de cores pertinentes à arte africana, além da confecção de bijuterias: colar, pulseira e brincos fazendo-se notar também a presença dos símbolos escolhidos.

Técnica: livre

Material para as bijuterias: livre (reciclado, emborrachado, papel etc).

Montar um visual utilizando os objetos produzidos.

4° ano - formação de professores: Geometria Ndebele

Observar as características de simetria, proporção e bordas retas das decorações Ndebele que são feitas sem a ajuda de réguas e esquadros e onde as mulheres são as responsáveis pela pintura dos padrões coloridos e intricados nas paredes de suas casas e em objetos de artesanato.

Culminância: Pintura em suporte bidimensional do exterior de uma casa com os padrões e a geometria Ndebele.

Forma de socialização das produções

Exposição dos materiais produzidos montando uma exposição nas respectivas salas das turmas envolvidas neste projeto juntamente com material produzido também para a disciplina de Geografia. Além da exposição haverá postagem do material produzido no blog da disciplina de artes: artedamanha.blogspot.com

Vamos conferir os belos trabalhos?

Turma 2001 FG
Vaso decorado - Padrão Ndebele



Turma 1001 CN
Simbologia Adinkra - Decoração / esteira de palha











Turma 1002 CN
Simbologia Adinkra - Decoração / esteira de palha









Turma 2001 CN
Simbologia Adinkra / Vestimenta e adornos







Turma 2002 CN
Simbologia Adinkra / Vestimenta e adornos











4° ano CN
Geometria Ndebele / Decoração do exterior de casas

Joyce - 4001 CN

Carolina Inácio - 4002 CN

Para postagem neste blog foi realizada uma pequena montagem com os trabalhos das alunas utlizando um software para manipulação de imagens.

O que você pensa deste blog?


Qual a sua opinião em relação a esta prática: criação de um blog pelo professor(a) para postagem de trabalhos realizados na escola? É uma prática válida?

Qual seria a sua reação ao entrar no blog e ver o seu trabalho postado?

Deixe seu comentário!


Folclore

No mês de agosto nossos alunos realizaram trabalhos em torno do tema: Folclore, comemorado no dia 22 de agosto.
Todos entraram em contato com este universo e perceberam que o folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.
Viram também que o folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
E assim os trabalhos foram sendo desenvolvidos.

- Os primeiros anos do curso de formação de professores trabalharam com utensílios indígenas e confeccionaram pratos e cumbucas em argila, além de pintá-los segundo os grafismos utilizados por determinadas tribos. Utilizaram como fonte de pesquisa o site: www.iande.art.br.

- Já os alunos do segundo ano de formação de professores tiveram a oportunidade de trabalhar com atadura gessada e confeccionaram máscaras indígenas onde também pesquisaram sobre as pinturas utilizadas por determinadas tribos e o significado que as máscaras assumem em cada uma delas.

- O pessoal do 2° ano de formação geral também não ficou de fora. Trabalharam com lendas o que resultou em um blog: grahambell2001fg.blogspot.com.

- E o as turmas do 4° ano de formação de professoras conheceram a literatura de cordel e a técnica da xilogravura; e através de pequenas adaptações desta técnica, confecionaram livrinhos com lendas ilustradas.

O resultado ficou muito bacana. Vamos conferir?