Folclore

No mês de agosto nossos alunos realizaram trabalhos em torno do tema: Folclore, comemorado no dia 22 de agosto.
Todos entraram em contato com este universo e perceberam que o folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.
Viram também que o folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
E assim os trabalhos foram sendo desenvolvidos.

- Os primeiros anos do curso de formação de professores trabalharam com utensílios indígenas e confeccionaram pratos e cumbucas em argila, além de pintá-los segundo os grafismos utilizados por determinadas tribos. Utilizaram como fonte de pesquisa o site: www.iande.art.br.

- Já os alunos do segundo ano de formação de professores tiveram a oportunidade de trabalhar com atadura gessada e confeccionaram máscaras indígenas onde também pesquisaram sobre as pinturas utilizadas por determinadas tribos e o significado que as máscaras assumem em cada uma delas.

- O pessoal do 2° ano de formação geral também não ficou de fora. Trabalharam com lendas o que resultou em um blog: grahambell2001fg.blogspot.com.

- E o as turmas do 4° ano de formação de professoras conheceram a literatura de cordel e a técnica da xilogravura; e através de pequenas adaptações desta técnica, confecionaram livrinhos com lendas ilustradas.

O resultado ficou muito bacana. Vamos conferir?