Ao longo dos anos, a referência da África influenciou diferentes artistas, além, claro, de inúmeros estilistas como Marc Jacobs, Louis Vuitton, Givenchy e Prada.
2° ano - formação geral: Geometria Ndebele
Observar as características de simetria, proporção e bordas retas das decorações Ndebele que são feitas sem a ajuda de réguas e esquadros e onde as mulheres são as responsáveis pela pintura dos padrões coloridos e intricados nas paredes de suas casas e em objetos de artesanato.
Culminância: Pintura em suporte bidimensional de um vaso decorado com os padrões e a geometria Ndebele.
1° ano - formação de professores: simbologia Adinkra
Entrar em contato como universo de símbolos adinkra, compreendendo seu sistema de valores humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação, entre outros.
Culminância: Criar uma mensagem através da escolha de três símbolos adinkra e decorar esteira de palha, respeitando cores e proporções e diagramação da composição.
2° ano - formação de professores: simbologia Adinkra
Entrar em contato como universo de símbolos adinkra, compreendendo seu sistema de valores humanos universais: Família, integridade, tolerância, harmonia e determinação, entre outros.
Culminância: Confecção de um pano, (conhecido em Moçambique por Capulana) que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, fazendo as vezes de saia, podendo ainda cobrir o tronco e a cabeça, pintando-o com pelo menos dois símbolos adinkra e com combinações de cores pertinentes à arte africana, além da confecção de bijuterias: colar, pulseira e brincos fazendo-se notar também a presença dos símbolos escolhidos.
Técnica: livre
Material para as bijuterias: livre (reciclado, emborrachado, papel etc).
Montar um visual utilizando os objetos produzidos.
4° ano - formação de professores: Geometria Ndebele
Observar as características de simetria, proporção e bordas retas das decorações Ndebele que são feitas sem a ajuda de réguas e esquadros e onde as mulheres são as responsáveis pela pintura dos padrões coloridos e intricados nas paredes de suas casas e em objetos de artesanato.
Forma de socialização das produções
Exposição dos materiais produzidos montando uma exposição nas respectivas salas das turmas envolvidas neste projeto juntamente com material produzido também para a disciplina de Geografia. Além da exposição haverá postagem do material produzido no blog da disciplina de artes: artedamanha.blogspot.com
Vamos conferir os belos trabalhos?
Olá Adriana e alunos!
ResponderExcluirVenho parabenizar pelo lindo trabalho realizado.
Sou professora de artes do Instituto de Educação de Nova Friburgo e o trabalho de vcs é muito enriquecedor para que a arte ocorra , transmitindo valores indispensáveis para a cidadania!
Parabéns
Parabénnnnnnssssssss .....arrasaram. Muito bom o trabalho de vcs, é isso aí.....mostrar, divulgar, propagar essa proposta.
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