A ARTE POSTAL iniciou-se com a "Correspondance Art
School" de Ray Johnson, nos anos 50.
Esta forma de comunicação criativa teve origem na revolução científico - industrial que permitiu o funcionamento a nível universal dos serviços dos correios desde logo se assumindo como uma ruptura com a tradição artística que significaram os movimentos e escolas artísticas do início do século e do pós-guerra.
Esta forma de comunicação criativa teve origem na revolução científico - industrial que permitiu o funcionamento a nível universal dos serviços dos correios desde logo se assumindo como uma ruptura com a tradição artística que significaram os movimentos e escolas artísticas do início do século e do pós-guerra.
Dadaístas, futuristas e surrealistas como Schwitters e
Duchamp aderiram à ARTE POSTAL para divulgar os seus pontos de vista e trocar
mensagens criativas. Em meados dos anos 60, na América do Sul, desenvolveu-se
uma intensa atividade criativa entre poetas e editoras.
Esta forma de arte reveste um caráter
anti-comercial e anti-consumista, um caráter personalizado que se opõe aos fenômenos
de massas que as tecnologias introduziram na difusão de certas formas de
expressão artística.
Colagem
É a composição feita a
partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou
colocadas lado a lado, na criação de um motivo ou imagem. Foi utilizada por Picasso e Georges
Braque, entre outros. Ela é uma técnica não muito antiga,
criativa e bem divertida, que tem por procedimento juntar numa mesma superfície
outras imagens de origens diferentes.
A colagem já era conhecida
antes do Século XX,
mas era considerada uma brincadeira de crianças.
O cubismo foi o primeiro movimento artístico a
utilizar colagem. Os cubistas colavam pedaços de jornal
ou impressos em suas pinturas.
Os primeiros artistas a
utilizarem essa técnica foram Pablo Picasso
e Georges Braque, por volta de 1912. Eles colavam
diversos materiais em suas pinturas a óleo. Depois de algum tempo, vários deles
começaram a misturar imagens impressas de todo o tipo, desde rótulos até
gravuras. Max
Ernst fazia criativas colagens a partir de ilustrações de
jornais e revistas ou juntando coisas, inventando criaturas e ambientes
estranhos.
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