O que rolou no 2° bimestre de 2011

Festa Junina

Ao saber que os alunos da turma 4002 CN estavam programando uma festa junina para os alunos do turno da tarde de nosso colégio, procurei rapidamente unir o útil ao agradável para as aulas de Arte com esta turma.

Apresentando-lhes a série de obras “Bandeirinhas” e a história de seu autor, Alfredo Volpi, propus que toda a programação visual da festa fosse inspirada neste trabalho do artista.


Ficou curioso? Então conheça um pouquinho do artista e o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos. Espero que gostem.


Alfredo Volpi

Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 1896.

Foi um autodidata. Sua evolução foi natural, tendo chegado à abstração por caminhos próprios, trabalhando e dedicando-se a essa descoberta. Nunca acreditou em inspiração.

Nos anos 50, as bandeirinhas das festas juninas, de Mogi das Cruzes, integraram-se às suas fachadas. Posteriormente, destacou-as do seu contexto original. A partir da década de 60, suas pinturas são jogos formais: todos os temas são deixados de lado e as bandeirinhas passaram a ser signos, formas geométricas compondo ritmos coloridos e iluminados.

Volpi morreu aos 92 anos, em 1988, em São Paulo.


Algumas obras do artista:





Convites para a festa:


Pratos de papelão pintados com tinta guache. Pode ser utilizado para compor um mural ou para ser pendurado no teto, junto com as habituais bandeirinhas de festa junina.









Lanterninhas para pendurar ou decorar a mesa

Figuras humanas

Nesta atividades os alunos do 4° ano do curso normal - formação de professores - tiveram a oportunidade de trabalhar com um material simples e muito fácil de se conseguir: o papel de jornal.
A proposta era desenvolver uma atividade que pudesse ser facilmente utilizada com crianças na fase que estão reconhecendo as partes do corpo e suas proporções.
Solicitei que desenvolvessem bonequinhos com pequenos rolinhos de jornal e os inserisse em um cenário.
Vamos ver o que aconteceu?


Folclore - 2011

No mês de agosto nossos alunos realizaram trabalhos em torno do tema Folclore, comemorado no dia 22 de agosto.
Todos entraram em contato com este universo e perceberam que o folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua História.
Viram também que o folclore brasileiro, um dos mais ricos do mundo, formou-se ao longo dos anos principalmente por índios, brancos e negros.
E assim os trabalhos foram sendo desenvolvidos.
Os alunos do 2° ano do ensino médio entrou em contato com o universo da Literatura de Cordel e as Xilogravuras.
Todos receberam uma folha com desenhos que remetiam a cultura nordestina organizados de forma aleatória.
Os alunos deveriam formar uma composição com aqueles desenhos e produzir suas xilogravuras utilizando uma bandejinha de isopor, caneta, pincel e tinta guache.
Vamos ver como ficou?

Desenho fornecido


Xilogravuras produzidas



Relevo

Nossos alunos do 4° ano do curso normal (formação de professores) viram que uma das competências que deve ser desenvolvida pelos alunos ao longo dos 3 ciclos do ensino básico é aprender a organizar formalmente espaços bidimensionais e tridimensionais.
Viram que o relevo é uma das maneiras que podemos trabalhar com crianças para que elas comecem a criar a consciência da transição entre o que é plano e o que tem volume.
O trabalho com relevo, por exemplo, empilhamento de pedaços de papel, permite que a criança construa pouco a pouco a noção de tridimensionalidade.
Nossos alunos começaram a botar a mão na massa, quer dizer, no papel e trabalharam modificando superfícies através dos seguintes procedimentos:

- Montagem: consiste em ajustar um plano a outro através da transposição dos mesmos.

- Dobradura (Origami): modificação da superfície através de dobras no plano.

- Planos seriados: planos de diferentes tamanhos fixados em uma base constituindo uma forma tridimensional.

Veja alguns resultados:

Novidades 2011 / Montagem - utilizamos cartolina, reaproveitando sobras de outros trabalhos



Novidades 2011 / Planos seriados - cartolina





2010