Relevo

Nossos alunos do 4° ano do curso normal (formação de professores) viram que uma das competências que deve ser desenvolvida pelos alunos ao longo dos 3 ciclos do ensino básico é aprender a organizar formalmente espaços bidimensionais e tridimensionais.
Viram que o relevo é uma das maneiras que podemos trabalhar com crianças para que elas comecem a criar a consciência da transição entre o que é plano e o que tem volume.
O trabalho com relevo, por exemplo, empilhamento de pedaços de papel, permite que a criança construa pouco a pouco a noção de tridimensionalidade.
Nossos alunos começaram a botar a mão na massa, quer dizer, no papel e trabalharam modificando superfícies através dos seguintes procedimentos:

- Montagem: consiste em ajustar um plano a outro através da transposição dos mesmos.

- Dobradura (Origami): modificação da superfície através de dobras no plano.

- Planos seriados: planos de diferentes tamanhos fixados em uma base constituindo uma forma tridimensional.

Veja alguns resultados:

Novidades 2011 / Montagem - utilizamos cartolina, reaproveitando sobras de outros trabalhos



Novidades 2011 / Planos seriados - cartolina





2010



Nenhum comentário:

Postar um comentário