Ao saber que os alunos da turma 4002 CN estavam programando uma festa junina para os alunos do turno da tarde de nosso colégio, procurei rapidamente unir o útil ao agradável para as aulas de Arte com esta turma.
Apresentando-lhes a série de obras “Bandeirinhas” e a história de seu autor, Alfredo Volpi, propus que toda a programação visual da festa fosse inspirada neste trabalho do artista.
Ficou curioso? Então conheça um pouquinho do artista e o resultado do trabalho desenvolvido pelos alunos. Espero que gostem.
Alfredo Volpi
Volpi nasceu em Lucca, na Itália, em 1896.
Foi um autodidata. Sua evolução foi natural, tendo chegado à abstração por caminhos próprios, trabalhando e dedicando-se a essa descoberta. Nunca acreditou em inspiração.
Nos anos 50, as bandeirinhas das festas juninas, de Mogi das Cruzes, integraram-se às suas fachadas. Posteriormente, destacou-as do seu contexto original. A partir da década de 60, suas pinturas são jogos formais: todos os temas são deixados de lado e as bandeirinhas passaram a ser signos, formas geométricas compondo ritmos coloridos e iluminados.
Volpi morreu aos 92 anos, em 1988, em São Paulo.
Algumas obras do artista: