Semana da consciência negra

A semana dentro da qual está o dia 20 de novembro também recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de Novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Apesar das várias dúvidas levantadas quanto ao caráter de Zumbi nos últimos anos (comprovou-se, por exemplo, que ele mantinha escravos particulares) o Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro (1594).
Alguns temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, arte, etc.


A Arte Africana
A arte africana representa os usos e costumes das tribos africanas.
O objeto de arte é funcional, desenvolvido para ser utilizado, ligado ao culto dos antepassados, profundamente voltado ao espírito religioso, característica marcante dos povos africanos. É uma arte extremamente representativa, chama atenção pela sua forma e estética e os simples objetos de uso diário, como ornamentos e tecidos, expressam muita sensibilidade.Nas pinturas, assim como nas esculturas, a presença da figura humana identifica a preocupação com os valores étnicos, morais e religiosos.



A máscara na África negra
Na África, o artífice, antes de começar a esculpir uma máscara, passa por um processo de purificação, com reza aos espíritos ancestrais e às forças divinas. Tal prática faria com que a força divina fosse transferida para a máscara durante o processo de manufatura.
A máscaras são empregadas, basicamente, em eventos sociais e religiosos. Além de representarem os espíritos ancestrais, em alguns casos objetivam o controle de forças espirituais das comunidades para um determinado fim, sejam estas forças benéficas ou malignas. A matéria prima utilizada na elaboração das máscaras é diversificada. Entretanto, é a madeira a matéria prima mais comum. Isso porque os artífices acreditam que as árvores possuem uma alma, um espírito. A madeira seria interpretada como um receptáculo espiritual, sendo que parte dessa essência animista é transferida para a máscara, conferindo ao seu portador alguma espécie de poder. Na visão de muitos antropólogos, se trataria de um conjunto de forças invisíveis que atuam diretamente no controle social.As máscaras africanas representam divindades e são usadas pelas tribos africanas, não apenas em cultos, mas também no cotidiano. Conforme explica a orientadora, a doutoranda em Artes pela Unicamp, Tatiana Dantas de Oliveira, as máscaras possuem representações simbólicas. "Não se trata de objetos decorativos ou estéticos, mas de representações simbólicas de divindades cultuadas por esses povos".



Influencia do negro na cultura brasileira

Muitas das manifestações culturais brasileiras estão identificadas com a população negra.
O samba,
caboclinho,
maracatu,
movimento Mangue Beat,
capoeira e
muitas outras
são lembradas como parte da grande contribuição dos negros para a cultura nacional. Dentro dessa diversidade, o movimento Hip Hop tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil e atraído muitos jovens, especialmente aqueles que moram nas periferias.

Toda a música brasileira é influenciada, de uma forma ou de outra, pelo samba, que é definido por alguns historiadores como uma dança típica brasileira originada do batuque africano. O sambista Bruno Ribeiro, compositor e integrante do Núcleo de Sambistas e Compositores do Cupinzeiro, afirma que o negro é a base do samba brasileiro. "Sem o negro, o samba não existiria. O aparecimento do samba está associado às comunidades negras, sejam na Bahia ou no Rio de Janeiro".

CURIOSIDADE: A palavra "samba" vem, possivelmente, da palavra "semba", usada para designar a dança de umbigada, trazida pelos escravos" explica o sambista.


Fontes (texto e fotos):

2 comentários:

  1. Consciência...

    Agora estamos novamente na semana da consciência negra e podemos perceber que grande parte da nossa cultura tem a contribuição dos negros, temos que ter consciência disso.
    O Brasil é como uma receita. Negro, branco, pardo, todos são ingredientes importantes para essa receita chamada "Brasil"

    ResponderExcluir
  2. achei o que queria certinho aqui massa................1!

    ResponderExcluir