Ao longo do 1° bimestre deste ano os alunos do 9° ano tiveram contato com as vanguardas artísticas que influenciaram o Modernismo brasileiro.
O termo vanguarda significa aquilo que está à frente, logo, vanguardistas são artistas que buscam inovar a arte e fazê-la avançar no tempo, ou mesmo adequá-la às mudanças de seu tempo.
Como exemplo temos o Movimento Antropofágo e toda a Semana de Arte Moderna de 1922, que foi uma reação de jovens artistas ao academicismo brasileiro.
Nossos alunos tiveram contato com o Cubismo, Futurismo e o Expressionismo.
Vamos ver o que foi produzido?
Cubismo
A primeira vanguarda artística estudada pelo alunos do 9° ano foi o Cubismo e para entrar no universo das características deste movimento artístico nada melhor que produzir algumas obras seguindo o mestre Pablo Picasso - principal nome do Cubismo.
Nossos alunos experimentaram trabalhar no site picassohead.com e produziram obras muito interessantes.
Vamos dar uma olhadinha:
Nossos alunos experimentaram trabalhar no site picassohead.com e produziram obras muito interessantes.
Vamos dar uma olhadinha:
Expressionismo
Movimento artístico que teve seu auge no final do século XIX e início do século XX.
Sem preocupação com a beleza ou com os padrões procura mostrar as impressões, denuncia, não raro, as mazelas sociais, tem uma extensão dramática e às vezes subjetiva.
O período em que se desenvolveu esse movimento artísticos foi muito conturbado. Cenário da primeira guerra mundial, da revolução russa, do período entre guerras. Todos esses eventos propiciaram um clima com características únicas e férteis para tal movimento.
Edvard Munch, pintor de "O Grito" foi um importante artista plástico norueguês. É considerado, por muitos estudiosos das artes plásticas, como um dos artistas que iniciaram o expressionismo na Alemanha.
Com base nestas e em outras informações sobre o Expressionismo foi pedido que cada aluno, a partir do personagem central do quadro, criasse uma releitura do mesmo abordando denúncias sociais a partir de reportagem e matérias de jornais e revistas.
Vamos conferir o resultado?
Semana de Arte Moderna - 90 anos
Em fevereiro de 2012 fez 90 anos que aconteceu em São Paulo a Semana de Arte Moderna.
A inauguração do movimento modernista brasileiro, que aconteceu de 11 a 18 de fevereiro de 1922, foi lembrada em nosso colégio com o desenvolvimento de um trabalho que envolveu a fabricação de massinha de modelar caseira, o Abaporu e sua releitura.
A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação e na liberdade criadora da ruptura com o passado em busca de uma arte genuinamente brasileira. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos
Por este motivo pedi que os alunos fizessem uma releitura em 3D do Abaporu. Não queria uma simples cópia, já que nossos artistas modernistas lutaram tanto por mudanças, por que não pensar em como estaria o Abaporu hoje em dia?
Tem Abaporu skatista, Abaporu com piercing, Abaporu gótico, Abaporu envelhecido, Abaporu com dreads, Abaporu dançarino, Abaporu jogador de futebol e por aí vai...
Vamos ver no que resultou tudo isso?
Assinar:
Postagens (Atom)