Para comemorarmos o Dia Internacional da Fotografia - 19 de agosto - foi proposto para os alunos do 3° ano do Curso Normal do ano de 2012 que fizessem a releitura de uma das obras mais famosas da História da Arte, o quadro O Grito de Edvard Munch, utilizando a fotografia como meio de expressão.
Os alunos também puderam conhecer o movimento Expressionista, o qual faz parte a obra de arte em questão, e aprenderam que o Expressionismo não apresentava preocupação com a beleza ou com os padrões procura mostrar as impressões, denuncia, não raro, as mazelas sociais, tem uma extensão dramática e às vezes subjetiva.
O período em que se desenvolveu esse movimento artístico foi muito conturbado. Cenário da primeira guerra mundial, da revolução russa, do período entre guerras. Todos esses eventos propiciaram um clima com características únicas e férteis para tal movimento.
Vamos ver a criatividade deles representando uma denúncia social através da releitura proposta?
O Grito de Edvard Munch
Releituras:
Para trabalharmos o Folclore com as turmas do último ano do curso normal de 2012 - 4° ano CN - foi proposto a releitura da obra de arte mais famosa do mestre Leonardo da Vinci, A Mona Lisa.
Cada grupo ficou com uma região do país e pesquisaram as características principais de cada uma para comporem as suas "Mona Lisas".
Para registrarem este momento foi utilizado a fotografia.
Vamos ver alguns dos trabalhos produzidos?
Abaixo temos a Mona Lisa da região Centro-Oeste e duas da região Nordeste: